Tomates que foram da Europa ao coração da culinária chinesa

Tomates que foram da Europa ao coração da culinária chinesa

27 set 2023 | Blog, Mundo Afora

É visto que o tomate viajou através do tempo e das culturas, encontrando seu lugar de destaque nas mesas ao redor do mundo. No vasto território chinês, essa jornada culinária ganhou contornos próprios. Os tomates chegaram à China por meio de comerciantes europeus no final do século XVI ou início do século XVII, onde, inicialmente, não foram bem aceitos.

As reações dos chineses ao conhecerem o fruto era de confusão e curiosidade, inclusive chegaram a rotular o tomate como “berinjela estrangeira”. Tanto que, de início, o tomate era cultivado principalmente como planta ornamental, devido à preocupação com sua toxicidade. No entanto, à medida que o conhecimento sobre seus benefícios culinários se espalhou, o tomate encontrou seu caminho na cozinha chinesa.

Portanto, com o tempo, o tomate ganhou maior aceitação entre os chineses, sendo considerado um alimento que melhorava as suas dietas e fornecia boas doses de vitaminas A e C. Hoje, na China, os tomates são usados para acrescentar um toque agridoce nas receitas. São incorporados em pratos tradicionais como o clássico “ovos mexidos com tomate” (veja a receita ao final do texto), sopas, saladas e pratos de macarrão. São refeições simples, porém incrivelmente reconfortantes, não é mesmo?

O Tomato Beef, por exemplo, que é um simples refogado com carne e fatias grossas de tomate em um molho com sabor de ostra, tornou-se bastante conhecido até mesmo em outros países. Mas um fato interessante é que, embora o consumo de produtos à base de tomate tenha aumentado nas últimas duas décadas, os chineses ainda preferem tomates frescos e raramente escolhem produtos industriais à base de tomate em vez do fruto in natura.

Tipos de tomates cultivados na China

A China é conhecida por cultivar diversas variedades de tomates, cada uma com suas características únicas de sabor e textura. Conheça abaixo algumas delas:

Cedo
Este tipo de tomate se destaca por produzir frutos grandes. É frequentemente cultivado, e uma de suas principais vantagens é a resistência a pragas e doenças. São caracterizados por sua cor vermelha e seu formato achatado e redondo. Também são muito carnudos e aromáticos.

Souvenir chinês
Já este tipo tolera facilmente condições de crescimento estressantes. Durante o cultivo, os arbustos produzem frutos generosos que se agrupam em cachos, contendo geralmente de 5 a 7 tomates. Eles são cobertos por uma pele lisa de cor rosa brilhante.

Princesa chinesa
Considerada uma das variedades mais resistentes ao calor da China, o tomate Chinese Princess é outro tipo comum do país. Aguenta as altas temperaturas do verão chinês e pode ter variações nas características, dependendo de que tipo de modificação da variedade foi plantada no solo. No caso das variedades mais resistentes ao calor, o fruto pode ser encontrado na cor rosa, e em alguns híbridos, os tomates adultos têm a tonalidade verde.

Receita de ovo com tomate estilo chinês da chef Jiang Pu

A receita de ovos com tomate estilo chinês é uma ótima opção de refeição para iniciantes na cozinha, para quem mora sozinho ou para quem procura praticidade ao longo da semana. Confira o passo a passo:

Ingredientes
• 4 ovos
• 2 Tomates Italianos Mallmann
• 3 dentes de alho
• Cebolinha a gosto
• Sal a gosto
• Óleo de gergelim a gosto

Modo de preparo
Higienize os tomates, corte-os ao meio, longitudinalmente, e retire a parte central mais durinha de cada um deles. Depois corte-os em cubos grandes e reserve.
Quebre os ovos, adicione o sal e bata no ponto de omelete.
Amasse o alho, pique a cebolinha e reserve.
Aqueça uma frigideira e acrescente o fio de óleo, adicione os ovos e mexa-os levemente até cozinharem por completo.
Pegue outra frigideira, aqueça-a e acrescente um fio de óleo novamente. Adicione o alho, abaixe o fogo para não correr o risco de queimá-lo, e deixe-o dar uma leve tostada. Jogue os tomates picados nesta mesma frigideira, coloque uma pitada de sal, misture e tampe para “abafar” por 5 minutos.
Mexa os tomates para soltar mais a polpa, adicione os ovos e continue mexendo.
Coloque a cebolinha e um pouco de óleo de gergelim para finalizar, misture os ingredientes ainda na frigideira por mais 1 minuto e depois basta servir.

E então, você conhecia alguma dessas variedades de tomate? Esperava que o tomate fosse tão utilizado na culinária chinesa? E esta receita, que é deliciosa e prática para o dia a dia, está aprovada? Fique conosco para o próximo Mundo Afora e aprenda mais sobre a trajetória desse fruto delicioso em outros países!

Referências:
Como fazer tomate em conserva – Melhor com Saúde (melhorcomsaude.com.br)
Conservas • Ana Maria Braga (globo.com)
Tomate seco em conserva: Como fazer e benefícios! (escolaeducacao.com.br)
Tomate em conserva: Uma forma simples, e deliciosa, de poupar | Lobo na Porta – Food & Travel