Mais uma parada em nossa viagem sobre o universo dos tomates na cultura mundial. Mundo Afora, é inegável que todo país do mundo consome tomate. Mas você conhece quais os maiores produtores deste fruto? Alguns deles vão te surpreender.Venha nessa viagem e descubra quem está na lista dos que lideram o consumo de tomates.
O Brasil é um dos grandes produtores e consumidores, e é fácil de reconhecer já que muitas receitas por aqui usam o fruto e sabemos muito bem como aproveitar cada um dos produtos plantados, né? Receitas diferentes e tipicamente brasileiras que são nossas especialidades!
Mas além do Brasil, você já tinha pensado que o Irã tem uma das maiores produções do mundo? Assim como por aqui, é usado em receitas bastante tradicionais, como para fazer molhos, ensopados e saladas. Um prato popular iraniano é o “Khoresht-e-Tomate”, que é feito com tomate, carne e arroz, outra receita bastante conhecida é o “Mirza Ghasemi”, uma mistura de tomate, ovo e alho.
Passando para o continente africano, o Egito tem a produção de destaque. Engana-se quem imagina o local apenas como deserto e não como agrícola. Porém, os números não mentem e o país tem alto investimento em tecnologias avançadas para aumentar a produção constantemente.
Por lá, o tomate também é visto como um bom acompanhamento em que o prato mais popular é o “Koshari”, feito com arroz, lentilhas, macarrão e tomate. Outra receita bastante conhecida é o “Molokhia”, uma sopa feita com folhas de erva-moura e tomate.
Vamos mais uma vez mudar de lugar no mapa e chegar na Turquia, localizada entre a Europa e a Ásia, um país transcontinental e reconhecido por sua culinária rica e variada, com destaque para o “Ezme”, um molho condimentado que serve de acompanhamento para carnes e peixes.
Outro pódio dos maiores produtores de tomate do mundo já não traz tanta surpresa, os Estados Unidos estão muito bem no ranking mundial e perde para poucos países em sua produção no fruto vermelho tão apreciado e versátil. Como temos um pouco mais de proximidade com a cultura e culinária norte-americana, talvez fosse esperado encontrá-los nessa lista.
Então, vamos voltar para o continente asiático e falar da Índia, mais um país que marca forte presença. Sendo o segundo mais populoso do mundo, talvez explique o alto consumo, sendo reconhecido por seus métodos de agricultura orgânica e uma variedade conhecida como “cherry tomate” que tem uma cor vermelha intensa e é menor do que os tomates comuns.
E, para completar essa lista incrível, faltou a China, verdadeira campeã quando se fala em produção de tomates. Mais do que todos os países acima somados! A curiosidade por lá é que o tomate também é usado na medicina tradicional chinesa para tratar problemas como pressão alta e má digestão.
Não tem como negar, em qualquer parte do mundo e mesmo com culturas tão diferentes, parece que o tomate é muito apreciado nos quatro cantos do planeta, com preferência especial para o uso em sopas, molhos e saladas.