O tomate é um alimento muito versátil, utilizado em muitas receitas e refeições distintas. Mas também guarda alguns segredos que talvez você não saiba e estamos aqui para te contar.
Mas afinal, tomate é fruta ou fruto? O que denomina algo a ser fruta é conter sementes em seu interior. Ou seja, como o tomate tem, ele só pode ser uma fruta! Estranho, não é? Mas a ciência diz que é isso mesmo e, mesmo a gente comendo como “a função” de vegetal, sabemos agora o motivo de sua classificação.
E, principalmente por esse motivo, a possibilidade de poder levar com você para onde for é incrível. O tomate ser consumido in natura é super saudável e delicioso, ou seja, ter na bolsa para aquele lanchinho rápido no carro ou para quando sair da academia é perfeito. Como é fruta, vale a pena comer onde estiver, certo?
E saúde é com ele mesmo! O tomate é fonte de fibras, além de ser recheado de vitaminas A e C. Também rico em licopeno, um antioxidante incrivelmente benéfico para o corpo. E o consumo diário é um excelente hábito alimentar que contribui com um combo de vitaminas, minerais e compostos bioativos benéficos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. É a garantia de um estilo de vida saudável que leva a um hábito que vai ajudar muito a manutenção do seu corpo.
Quer saber mais um segredo? Conservar os tomates fora da geladeira é mais positivo, já que favorece o amadurecimento do alimento. Porém, os que já estão mais maduros devem ser conservados sob refrigeração, para prolongar o tempo de vida deles. E na hora de comprar, não esqueça de verificar pontos importantes: coloração, firmeza e integridade são aspectos imprescindíveis para observar.
Depois dessas incríveis informações sobre o tomate, o que você está esperando para adicioná-lo na suas refeições diárias? Aproveite cada oportunidade de consumi-los em qualquer receita ou in natura.