Localizado no norte da África e conhecido por seus tapetes, jóias, e cerâmicas, Marrocos também é um grande produtor de tomates. Isso ficou visível ano passado, quando o país mostrou um aumento significativo na exportação de tomates.
Haja tomate! Nos últimos dez anos, segundo dados do Comtrade (maior repositório de dados do comércio internacional do mundo), as exportações de tomate marroquino tiveram um aumento de 41,84%. Uma mudança e tanto, não é mesmo?
O país segue com um forte crescimento no mercado de tomate, o que o torna uma das principais fontes de sua economia. Mas, agora, vamos para a parte que interessa: quando o assunto é culinária, comida e receita, sabemos que os marroquinos adoram incluir um tomatinho! Aliás, não vai nos dizer que nunca provou tomates com cuscuz marroquino?
Ainda no quesito gastronomia, é comum o tomate estar entre os ingredientes principais das receitas típicas marroquinas, como na zaalouk, uma pastinha de berinjelas e tomates muito popular por lá, e na harira, sopa feita com grão-de-bico, tomates e lentilhas.
Outro prato com tomates bastante consumida pelos marroquinos e muito fácil de ser reproduzido no Brasil – pois temos acesso a todos os ingredientes – é a kefta! São, basicamente, almôndegas bovinas ou de cordeiro que podem ser grelhadas ou cozidas em um cremosíssimo molho de tomate. O que não faltam são opções deliciosas com tomate nesse país.
Com esta parada em Marrocos, as nossas viagens Mundo Afora incluíram a Turquia, Portugal e Itália. Está curioso para saber qual é o destino seguinte? Não perca a nossa próxima parada para mais curiosidades e não se esqueça de garantir seus tomates Mallmann!
Links de referências:
Marrocos: exportação de tomate poderá ultrapassar a Espanha – Portal do Agronegócio (portaldoagronegocio.com.br)
14 Comidas Típicas do Marrocos: O Melhor da Culinária Marroquina (guiadonomadedigital.com)