Já imaginou ir a uma festa temática em que o protagonista é o tomate? E ainda fazer uma guerra com eles? Pois é isso que acontece na cidade de Buñol, na Espanha, na última quarta-feira de agosto.
As ruas são banhadas com suco de tomate e com pessoas cobertas do fruto, tanto nativos quanto turistas de todo o mundo. Nesse combate, só é possível morrer de rir.
A origem dessa batalha de tomates não é muito certa, já que existem algumas teorias. Porém, a mais popular no país é que, em 1945 durante um desfile de “Gigantes Y Cabezudos”, alguns adolescentes encenaram uma briga na Plaza del Pueblo e a munição disponível era justamente os tomates. Mesmo sendo obrigados a pagarem pelo prejuízo, no ano seguinte eles voltaram na mesma data de antes (quarta-feira) levando seus próprios tomates. E retornaram ano após ano para repetir a encenação. E mesmo com as proibições, a festa virou um costume local. Em 1980, a Câmara Municipal de Buñol assumiu a organização do evento e o tomate se tornou o favorito de um festival enorme.
E sabe o melhor? Os tomates usados nessa festa são plantados e cultivados apenas para o espetáculo, assim não há desperdícios e a diversão acontece sem culpa. Cerca de 150 mil tomates são utilizados durante as festividades, que são comprados bem maduros pela cidade, já que não poderiam mais ser usados para consumo e iriam para o lixo.
Quando o primeiro disparo é dado no começo do dia anunciando o começo do evento, as pessoas são liberadas para começar a festa. Mas os tomates devem ser esmagados antes de arremessados, evitando que alguém se machuque. E, horas depois, quando acontece o segundo disparo, nenhum tomate pode ser mais arremessado.
La Tomatina deste ano é a 75° edição do evento, que acontece tradicionalmente na Plaza del Pueblo, na cidade de Buñol. Quem deseja participar, acessa o site oficial do festival e compra o ingresso que custa aproximadamente 12 euros, cerca de R$ 57,95.
Incrível, não é? E você toparia ir nessa festa para um banho de tomate e muita diversão?