Seguimos com a nossa viagem mundo afora descobrindo sobre o uso de tomates ao redor do planeta. E hoje passaremos pela história da Itália, o país que aproveita cada fruto para produzir seus famosos molhos de tomates tradicionais.
Os italianos foram um dos primeiros a pensar em utilizar os tomates na maioria de suas receitas. Com o sucesso ao redor do país, o fruto foi nomeado de Pomo d’oro, que significa pomo de ouro. O primeiro registro em papel sobre o preparo do tomate foi feito em 1544 por um médico italiano que sugeriu temperá-los com sal, pimenta preta e óleo.
E antes que o tomate se popularizasse ao redor do continente europeu, em 1692, um cozinheiro também italiano escreveu um livro de receitas napolitanas em que incluía a descrição da preparação do fruto com salsinha, cebola, pimenta, alho picado e sal. E adicionando azeite e vinagre, o molho estaria bem temperado para ir ao fogo. Em 1745, já haviam 13 receitas com tomate em um único livro que circulava pela Itália através de outro cozinheiro.
Depois de popularizado no país, foi se espalhando para o resto da Europa e por fim encontrando outras culturas pelo mundo que também usavam o fruto na culinária. Hoje, o tomate é o carro chefe da Itália por conta de seus deliciosos molhos caseiros usados nas mais diversas receitas: desde massas até pizzas.