Neste mês, a nossa viagem mundo afora vai de encontro com uma tradição espanhola que é uma verdadeira explosão de cores, risadas e, é claro, tomates! La Tomatina, um festival que acontece toda última quarta-feira de agosto, atrai a atenção de aventureiros e entusiastas de todo o mundo para as ruas de Buñol, na Espanha. Quer saber mais sobre uma das festas mais malucas e divertidas do mundo? Conheça cinco fatos curiosos que o levarão por uma jornada através da história, regras inusitadas e a energia contagiante dessa celebração épica.
- Origens históricas
Imagine-se em 1945, em meio às ruas estreitas de Buñol, quando um grupo de jovens decidiu transformar uma disputa de rua em algo muito mais inusitado: uma guerra de tomates! Mas não vá pensando que foi fácil torná-la uma festa oficial. Durante a década de 1950, a Tomatina foi proibida pelas autoridades. Há indícios de que, ainda assim, algumas pessoas tentavam dar continuidade à tradição, porém acabavam presas. A partir de 1957, após um protesto da população, a festa voltou a acontecer. A Tomatina voltou a ser suspensa mais algumas vezes até que, finalmente, em 1980, a Câmara Municipal de Buñol assumiu sua organização.
- Uma baita preparação
Antes de o primeiro tomate ser esmagado, há uma preparação que é um evento em si. Os organizadores trabalham duro para escolher os tomates perfeitos: maduros, mas não excessivamente macios. A multidão aguarda ansiosamente enquanto os caminhões despejam literalmente toneladas de tomates nas ruas, preparando o terreno para o espetáculo escorregadio que está prestes a acontecer. Lembrando que os tomates usados na Tomatina são cultivados exclusivamente para ela, e é uma espécie de tomates não tão boa para o consumo.
- Regras inusitadas
Apesar de parecer uma guerra total, La Tomatina possui algumas regras curiosas. Por exemplo, os participantes devem esmagar os tomates antes de jogá-los, evitando assim lesões decorrentes do impacto direto. Além disso, é importante respeitar a “sinalização” humana: quando um tiro é disparado para indicar o fim da batalha, todos devem parar imediatamente. Uma vez que a diversão é levada a sério, a segurança de todos é prioridade.
- Limpando a bagunça
Depois que o último tomate é atirado, o cenário transforma-se em um mar de polpa vermelha. Mas não se preocupe, a cidade não fica coberta de tomate para sempre! Os bombeiros da cidade entram em ação lavando as ruas com mangueiras até voltarem ao seu estado original. Os participantes também ajudam na limpeza, já que no fim da batalha jogam baldes de água uns nos outros.
- Celebração global
O fascínio por La Tomatina se espalhou como fogo em uma plantação. Hoje em dia, o festival é conhecido como a maior guerra de alimentos do mundo e pessoas de todos os cantos do planeta viajam até Buñol para participar dessa experiência única. Portanto, se você está em busca de uma vivência que mistura tradição, diversão e um toque de caos, La Tomatina é definitivamente uma aventura que você não vai querer perder!