Você sabia que tomates podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e até serem usados na produção de vinho? Da sua origem aos benefícios para a saúde mais inusitados, existem inúmeras informações sobre o fruto que provavelmente você desconhece. Ficou curioso para saber quais são? Então conheça 5 fatos surpreendentes sobre o tomate, uma estrela por direito próprio!
- Aliado contra o câncer
O tomate é um verdadeiro aliado contra o câncer, e o segredo está no licopeno presente no fruto. Estudos realizados pela Universidade de Harvard relatam que homens que consumiam tomate e produtos derivados ao menos duas vezes por semana apresentavam risco entre 24% e 36% mais baixo de desenvolver câncer de próstata. Em outro estudo feito com 48.000 homens durante seis anos, constatou-se que aqueles que consumiam 10 ou mais porções por semana tiveram uma redução de 45% no risco.
Sinônimo de longevidade, não faltam evidências que confirmam o quanto o licopeno pode reduzir danos ao DNA das células. Cientistas explicam que, devido à sua estrutura química, o tomate é eficaz na neutralização de radicais livres, moléculas propícias a desencadear o desenvolvimento de tumores. Por isso, o consumo regular do fruto está associado à diminuição do risco de câncer, especialmente o de próstata e mama.
- Vinho de tomate
Se você é amante de vinho, prepare-se para uma surpresa. Os tomates não são apenas deliciosos em saladas e molhos, mas também podem ser transformados na bebida. O vinho de tomate, inventado no Canadá pelo vinicultor belga Pascal Miche, tem aroma intenso, corpo suave e uma tonalidade dourada, dizem que o sabor e a fragrância remetem ao vinho branco. Omerto, o vinho de tomate canadense, segue o mesmo procedimento das produções feitas com uvas. Segundo enólogos, é ideal para ser harmonizado com sobremesas e pratos apimentados.
3 . Tomate cozido concentra mais licopeno
O processo de cozimento pode aumentar a concentração de licopeno no tomate, pois, quando o fruto é cozido, a parede celular é quebrada e o licopeno é liberado, tornando-se mais biodisponível. Porém, optar pelo processo de cozimento do tomate concentra alguns nutrientes assim como contribui para a perda de outros. Preparar molho de tomate ao invés de consumir o fruto in natura, por exemplo, perdemos grande parte da vitamina C e pró-vitamina A (RAE).
O tomate cru tem em média 2,7 mg de licopeno a cada 100 gramas, enquanto o molho de tomate caseiro tem 21,8 mg. Uma outra alternativa para absorver mais licopeno é combinar o fruto com gorduras saudáveis, como azeite de oliva e abacate.
- “Cura” a ressaca
O tomate tem benefícios que podem ajudar a aliviar alguns sintomas de ressaca. Mas não é uma cura milagrosa, viu? Quando consumido como parte de uma refeição equilibrada, o tomate pode fornecer nutrientes importantes que podem ajudar a restaurar o equilíbrio no corpo após uma noite de excessos. Ele tem alto teor de água, o que pode ajudar na hidratação, e é uma boa fonte de vitaminas A, C e K, bem como de potássio, nutrientes que auxiliam na reposição de vitaminas e minerais perdidos durante a ingestão excessiva de álcool.
- Suas sementes são altamente benéficas
Ao contrário do que muitos pensam, as sementes de tomate podem ser consumidas tranquilamente e oferecem diversos benefícios à saúde. Elas são fonte de fibras dietéticas, proteínas, vitaminas e minerais. A única restrição é para pessoas que têm pedras nos rins, ou maior possibilidade de desenvolver esse problema, e para indivíduos que sofrem de diverticulite, já que os grãozinhos podem acabar se acumulando nas dobras do intestino.
E aí, qual desses fatos você achou o mais surpreendente? Nos acompanhe para mais dicas e curiosidades e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!